Notícias

Você sabe quais são os principais equipamentos para movimentação de cargas?

Antes de falar sobre os principais equipamentos para movimentação de cargas, precisamos definir o que ela é?
Pois bem, movimentação de cargas é uma técnica utilizada para içar, transportar e deslocar determinada carga seja com o auxílio de máquinas e equipamentos ou até de forma manual. Ela tem como objetivo facilitar o transporte, a montagem e o armazenamento dos produtos.

Vale lembrar que a movimentação de cargas por meio de máquinas minimiza ou até mesmo elimina riscos ergonômicos, inerentes ao processo quando realizado de forma manual (movimentos repetitivos, esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, etc), além de garantir maior agilidade.

Agora que já falamos sobre o que é a movimentação de cargas, vamos aos principais equipamentos para realizar esse serviço. São eles:

1-) Transportadora de roletes
A transportadora de roletes é responsável pela movimentação do palletes, caixas aramadas e muitas outras mercadorias, suportando dimensões e pesos diversificados.

2-) Pórticos
Os pórticos são indicados para empresas que precisam mover cargas muito pesadas com eficácia e proteção. Eles são utilizados tanto a céu aberto quanto em galpões e conseguem movimentar cargas de forma lateral, vertical e longitudinal.

3-) Paleteiras
Esse equipamento pode ser manual, com capacidade de carga de até 4.500kg, ou do tipo elevadora, com capacidade de 1.400 a 3.600kg. Por meio de uma alavanca, a paleteira realiza o deslocamento para arranjar as mercadorias.

4-) Empilhadeiras
As empilhadeiras são utilizadas para mover cargas tanto na horizontal quanto na vertical e transportam pallets por meio de suas lâminas de garfos. Assim, é possível empilhar e movimentar vários itens de uma só vez.

Gostou? Então continue acompanhando o blog da NSJ!

Mais notícias