O transporte ferroviário de cargas atingiu um marco significativo em 2023,
registrando o maior volume dos últimos 18 anos, conforme indicam os dados
do relatório divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores
Ferroviários (ANTF).
Durante o período de 2006 a 2023, houve um notável aumento de 64% no
volume de cargas transportada por ferrovias (TKU – toneladas úteis transportadas
por quilômetro) no Brasil, segundo a ANTF.
O relatório da ANTF também revela que a movimentação de carga geral,
incluindo granéis agrícolas, combustíveis, contêineres e outras cargas, teve um
acréscimo de 6% em relação a 2022, alcançando o nível mais alto dos últimos
18 anos. Em 2023, o transporte ferroviário totalizou 148,6 milhões de toneladas
úteis (TU), em comparação com 140,2 milhões de toneladas em 2022.
Esses resultados positivos alavancam o setor de movimentação de cargas que
desempenham um papel crucial na logística do setor ferroviário, pois facilitam o
manuseio e a transferência de cargas entre os vagões e os locais de
armazenamento ou embarque.
A NSJ presente nessa operação, possui as melhores soluções para
movimentação de cargas para o setor ferroviário, como a Garra para fardos,
acessórios desenvolvidos para manuseio de toda gama de material que é
produzido ou movimentado em fardos. As Clamps GMF lidam de forma
eficiente e econômica com qualquer tipo de produto em fardo, incluindo: papel,
celulose, algodão, espuma, linho, lã, fibras têxteis sintéticas, feno, trapos e
reciclados.
E as boas notícias é que existem perspectivas de crescimento conforme
projeção do setor de Transporte Ferroviário. O novo Programa de Aceleração
do Crescimento (PAC) prevê mais de R$ 94 bilhões em investimentos públicos
e privados até 2026, visando fortalecer e expandir o transporte ferroviário no
país.
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